Release

A princípio, com 12 anos de idade, tocava flauta doce e flauta contralto em um projeto da Prefeitura Municipal de São João do Jaguaribe em 1999. Houve algumas apresentações dessa banda com músicas regionais mas foi paralisada com o fim do contrato dos professores. 
No ano seguinte, dando continuidade ao projeto, após a mudança de professor, o projeto recebeu o nome de "Banda de música Francisco Eudes", na qual Edilcarlos começou seus primeiros passos tocando violão, promovendo-o a violonista da banda de flauta. Antes disso, o professor ministrou um curso de violão básico e selecionou alguns membros para acompanhar o gruo de flautas. Durante o curso, o professor propôs uma culminância do curso com apresentações na praça, foi ai que nasceu a pseudobanda de rock com os membros do curso de violão: Lenardo, Marinaldo e o professor Talvanes (vocais), Cristóvão (teclado), Antonino (contrabaixo), Edilcarlos (guitarra) e Leno (bateria). Depois disso, os ensaios ficaram constantes e surgiu a ideia de banda Katrepilha. 

Em 2000, com apoio da prefeitura e incentivo do professor Talvanes Moura, outros instrumentos foram comprados, um deles foi uma guitarra Tagima azul claro, da qual ficou em minhas mãos para tocar na banda Katrepilha. Assim, a gente tinha ensaio da banda de flauta seguido do ensaio da banda de rock. nesse período houve uma mudança em alguns membros: continuaram o professor (vocal), Cristóvão (teclado e back vocal), Leno e Nilo (bateria), Antonino (baixo) e Edilcarlos (guitarra). A banda tocava couvert de Chalier Brow Jr., CPM22, Tia Nastácia, Detonautas e Iron Maiden em diversos locais da região, como Russas, Flores e São João do Jaguaribe. Nesse período, Edilcarlos tinha 14 anos de idade. Entretanto, a banda de flauta e de rock fica parada com o fim do contrato do professor Talvanes.

Em 2004, os membros tenta voltar a banda katrepilha com o baterista Nilo no vocal. Nesse período começamos a conversar com o vereador Fernando Luís para arrumar espaço para tocar na semana do município e permissão para usar os instrumentos da antiga banda da prefeitura. Parecia que as coisas começariam dar certo novamente! Inclusive, com participação da nova formação da banda na praça na semana do município, a banda Katrepilha chamou atenção do radialista local Luís, o qual convidou a mesma para gravar um CD de divulgação. Isso ocorreu na praça Celso Chaves, entretanto, mesmo com apoio de tocar as músicas na rádio e fazer algumas apresentações a banda parou de tocar novamente. Agora, não por falta de vocalista mas por falta estímulo dos próprios membros. Após isso, sem instrumento, sem ensaio, sem estímulo, Edilcarlos fica sem tocar por 2 anos.

Mas em 2006, outro projeto musical foi iniciado pela prefeitura, agora banda Ariston Chaves, comandada pelo professor João Célio, contratado pela nova gestão da cidade. Nessa banda, a proposta era montar uma banda de música com instrumentos de embocadura e palheta. Edilcarlos começou aprender sax alto e chegou a tocar em alguns eventos e encontros de bandas pela região. Nessa mesma época, Edilcarlos volta a tocar guitarra com a formação de uma banda gospel de rock em 2008 e, com 21 anos, recomeça seus estudos de guitarra. Essa banda tinha como formação Edilcarlos e Rafael (guitarristas), Levi (bateria), Wladimir (vocal) e Kelvin (contrabaixo). Contudo, sua passagem por essa banca durou poucas semanas. Nesse mesmo período, Edilcarlos se aventura no site Guitar Battle do Cifra Club. Mesmo com poucos recursos e nenhuma experiencia com gravação, Edil usa softwares gratuitos como audacyte e depois pagos como Cubase para gravar suas tracks e disputar com outros guitarristas brasileiros. Surgia ai, o sonho de gravar seu primeiro CD solo! 

Um ano depois, em 2009, sendo nomeado líder de um ministério de louvor da Igreja Batista do Calvário, Edilcarlos ganha ânimo para seu lado musical e, em 2011, colocou seu projeto de banda gospel em ação, paralelo ao Ministério de Louvor da igreja. Nesse projeto de banda gospel, nomeada de LEGARHOSTE, que tem como significado "testificar à multidão", Edilcarlos e outros integrantes: Jisbaque e Ruiter (contra-baixo), Pedro (guitarra base), Joás (baterista), Jotinha e Hatizal (vocalistas) tocavam músicas do Metal Nobre, Oficina G3, Fernandinho e Thales Roberto em eventos de Igrejas em São João do Jaguaribe,  Limoeiro e Quixeré. A banda tentou lançar um CD-DEMO no final de 2012, mas não foi possível por questões internas e dispersão dos músicos para outros trabalhos. 

Em relação ao CD solo, mesmo com algumas instrumentais gravadas, como Mais que vencedor, Renascer, Malena e outras músicas que ficaram apenas na partitura, o projeto ficou parado. No entanto  a "Mais Que Vencedor" foi finalista de um Concurso de Música, organizada pela Rádio Universitária FM da UFC/Fortaleza, CE, em 2012. Além desse, Edilcarlos tentou diversos concursos na internet e continuo participando de batalhas de guitarra no site Guitar Batlle.